Carvalhal

Ermida de Santo Amaro

No Carvalhal existe uma antiga ermida de invocação a Santo Amaro, com a imagem de vulto.
Esta capela ostenta a data de 1669, no entanto, pensa-se que será mais antiga, sendo mesmo uma das mais antigas do distrito de Leiria.
Tem um pequeno cruzeiro situado á sua frente.
A ermida é um dos monumentos da freguesia digno de ser visitado.

Festa de Santo Amaro

Santo Amaro é o padroeiro do Carvalhal de Aljubarrota. A festa dura três dias e realiza-se no fim-se-semana mais próximo do dia de Santo Amaro, que é a 15 de Janeiro.
No Sábado há quermesse, serviço de restaurante e baila à noite.
O Domingo começa com o peditório pelas casas e recolha das fogaças. Pelas 12 horas realiza-se missa solene seguida de procissão onde vão andores de vários santos, estandartes e muito povo. É costume colocaram-se colchas nas janelas e varandas e cobrir-se o pavimento com verdura e pétalas. Terminada a procissão há festa no arraial com vários jogos tradicionais, venda de oferendas em leilão e baile para a noite.
Segunda-feira, o arraial continua com música gravada havendo novamente baile pela noite. Durante os três dias há lançamento de foguetes e serviço de restaurante com os melhores petiscos e bebidas da região.

Festa de nossa Senhora da Conceição

Esta festa realiza-se no primeiro fim-se-semana de Julho e dura três dias.
Começa no Sábado com a quermesse, o serviço de restaurante e o baile.
O Domingo inicia-se com o peditório feito porta a porta e a recolha de fogaças. Celebra-se uma missa pelas 14 horas seguida de procissão em vão os andores de vários santos, as fogaças e as bandeiras. A procissão percorre as ruas principais da aldeia as quais são ornamentadas com arcos de verdura, flores de papel e iluminação elétrica. Durante a procissão são lançados foguetes e o sino toca a repique.

Estação Arqueológica

No Carvalhal existe também uma importante estação arqueológica com muitas grutas.
Esta estação arqueológica, pouco estudada até esta data, irá ser alvo de levantamento pela Universidade de Coimbra em 2006.

Cruzeiro do Carvalhal

Fonte do Carvalhal

Grupo Desportivo Carvalhense

Pré-Primária do Carvalhal

Galeria de imagens

Partilhar: