Casais de Santa Teresa

Igreja de Santa Teresa

Conta-se que Santa Teresa apareceu numa oliveira no local onde foi construída a igreja. Fizeram-lhe uma imagem que foi esculpida com os ramos da oliveira e que ainda hoje se mantém verde apesar de terem passado muitos anos.
A igreja data do Século XVIII.

Festa de Santa Teresa

Esta festa realiza-se em Casais de Santa Teresa, no último fim-de-semana de Julho e dura três dias.
No Sábado, depois da alvorada, acaba-se a ornamentação da igreja, do adro e das ruas por onde vai passar a procissão. Começa também a quermesse e o serviço de restaurante a funcionar, terminando o dia com baile que se prolonga até de madrugada.
No Domingo, depois da alvorada, há o peditório e a recolha de fogaças feito de porta em porta e acompanhado por uma banda filarmónica e foguetes. As cerimónias religiosas iniciam-se com uma missa solene por voltas das 12 horas em que a homilia é dedicada a Santa Teresa. À missa segue-se uma procissão que percorre as principais ruas da terra. À noite há novamente baile que termina de madrugada.
Segunda -feira efetua-se mais um baile à noite durante o qual são entregues os prémios das rifas e dos jogos tradicionais que se efetuaram durante as festas. Saliente.se também, que todos os dias há serviços de restaurante, quermesse, ranchos folclóricos, peças de teatro, concertos e música gravada.

Associação Recreativa Casais de Santa Teresa

Galeria de imagens

Partilhar: