Chiqueda

Capela de S. Brás

Em chiqueda, junto ao rio Alcoa, onde antigamente as mulheres lavavam a roupa, existe uma antiga e linda ermida da invocação a S. Brás, com imagem de vulto.

Esta capela tem igualmente a imagem de Nossa Senhora do Carmo, cuja festa solene se celebra anualmente em Quinta-Feira de Ascensão.

Festa da Apanha da Espiga

Existe a tradição de na quinta-feira de Ascensão se ir até Chiqueda à apanha da espiga. Associada a esta comemoração realiza-se também uma festa junto à capela de S. Brás em honra de Nossa Senhora do Carmo.
Antigamente a apanha era feita a caminho de Chiqueda e fazia-se um ramo de papoilas, espigas de trigo, oliveira e um malmequer.

Juntavam-se vários grupos que iam a pé levando um farnel para comerem quando chegassem. Chiqueda era assim o local do grande encontro havendo ranchos, sardinhada, baile, etc.

O ramo era guardado e uma vez chegados a casa punha-se a secar atrás da porta, sendo renovado todos os anos para que não faltasse pão (espigas de trigo), azeite (oliveira), alegria (papoilas), e sorte (malmequer).

Hoje, ainda se cumpre esta tradição, embora a apanha da espiga tanha caído um pouco em desuso e seja feita nos campos ali à volta, ou num passeio ao Poço Suão (ou Poço Ão). A festa tem parte religiosa celebrando-se uma missa, havendo arraial com quermesse, serviço de restaurante e bailes muito concorridos.

Rio Alcoa

A localidade de Chiqueda está profundamente ligada ao rio Alcoa o qual nasce junto desta povoação, mais propriamente no vale da Ribeira do Mogo.

Poço Suão (ou poço ão)

À saída de Chiqueda em direção aos Moleanos depois de passamos pelo rio Alcoa à esquerda existe uma estrada que tem a indicação de Poço Suão, se seguirmos por essa estrada até acabar iremos encontrar a nascente do rio Alcoa num vale denominado Vale da Ribeira do Mogo.

Se continuarmos a andar a pé por um caminho que serpenteia pelo vale encontramos cerca de 300 metros mais à frente o Poço Suão.

Trata-se de uma gruta onde podemos observar o braço de água subterrâneo que alimenta a nascente do rio Alcoa.

Associação Recreativa de Chiqueda

Galeria de imagens

Partilhar: