Circuitos para conhecer Aljubarrota

Circuito Pedestre

Partindo da Praça Brites de Almeida (estátua da Padeira), passa-se pela Travessa do Forno para a Praça do Pelourinho (Pelourinho, Torre Sineira, Casa das Juntas, Casa do Celeiro e Igreja da Misericórdia). Daqui, seguindo pela Rua D. Nuno Álvares Pereira, alcança-se a Igreja de Nª Sª dos Prazeres, a Casa dos Capitães e a antiga residência paroquial alpendrada.

Continuando pela Rua dos Capitães, Largo do Terreiro, Travessa do Poço e Largo D. João I, chega-se à Rua Direita, em frente à casa onde se guarda a Pá da Padeira. Caminhando pela Rua Direita admiram-se várias casas solarengas, a Janela Manuelina e a Casa dos Carvalhos (onde nasceu o Arq. Eugénio dos Santos) . Atravessando a Praça do Pelourinho e continuando pela Rua Direita poderão admirar-se janelas típicas de vários estilos, uma casa de belíssima escadaria exterior, desembocando-se por fim, no Largo de S. Vicente com a respetiva Igreja, Poço Medieval, Residência Paroquial e Centro Social Paroquial de Aljubarrota.

Circuito BTT

Distância: 28 kms.
Fonte: Horácio

TrackMaker (.gtm): alcobacat.zip

Google Earth: (.kmz) alcobacag.zip

Circuito de automóvel ou mota

Partindo de Leiria (onde poderá visitar o castelo com uma belíssima vista sobre a cidade) ao sair da cidade siga para sul pela IC2 em direção à Batalha.

Na Batalha deve visitar o mosteiro...

Depois de visitar a Batalha regresse de novo ao IC2 em direção a Lisboa, a cerca de 2 kms encontra-se São Jorge, onde poderá visitar o monumento alusivo à Batalha de Aljubarrota e o museu militar.

Regressando ao IC2 encontra diversos viveiros de plantas com venda ao público. Siga para sul até encontrar, logo após São Jorge, uma saída à direita para Aljubarrota, pela EN8.

Terá de percorrer cerca de 5 Kms até chegar à Vila de Aljubarrota, siga pela EN8 até encontrar a Praça Brites de Almeida com a estátua da Padeira, a partir daqui recomendamos o percurso pedestre pela vila.

Após o circuito pedestre retome a EN8 em direção a sul até chegar a Alcobaça.

Em Alcobaça, poderá visitar o mosteiro com os túmulos de D. Pedro e D. Inês, tomar um café nas esplanadas junto do mosteiro e visitar alguma das lojas com artigos de cerâmica de cor azul, característica da região .

Se ainda tiver tempos, poderá seguir para Sul e visitar a baia de São Martinho do Porto ou seguir diretamente para a vila piscatória da Nazaré.

Para regressar a Leiria deverá seguir para norte pela entrada nacional 242 onde poderá deslumbrar um pouco do pinhal de Leiria, a povoação seguinte será Pataias, se tiver tempo, aproveite para visitar a lagoa de Pataias (deverá perguntar no centro de Pataias qual o caminho a tomar).

De regresso à estrada nacional 242 siga até à Marinha Grande onde poderá visitar o museu do vidro, o qual está instalado no Palácio Stephens.

Tomando a estrada para Leiria, com um pouco de sorte, poderá ver como se trabalha o vidro numas das lojas na saída para Leiria.

Partilhar: