Lameira

Ermida de S. Romão

No lugar da Lameira, no cimo de um monte, existe uma ermida muito antiga invocativa de S. Romão.

São Romão, soldado do Imperador Valeriano, foi mandado degolar em Roma pelo mesmo Imperador a 9 de Agosto de 258 D.C. É especial advogado contra a mordedura dos cães danados, contra a falta de leite das mães, e também contra as enfermidades dos animais. É sobre estes males e outros que as populações ali recorriam em agradecimento, uns para agradecimento das curas e outros para pedirem melhoras das suas aflições. Era costume, na quinta-feira de Ascensão, levar à ermida crianças com uma caneca pequena na mão para receberem leite. Levava-se também à festa animais enfeitados com fitas para serem benzidos.

Festas de S. Romão

A festa de S. Romão realiza-se no fim-de-semana mais próximo do dia 9 de Agosto.
No Sábado, pelas 14 horas, iniciam-se os festejos com a abertura da quermesse, serviço de bar, comes e bebes, música gravada e um concerto de tiro ao alvo que tem em disputa valiosos prémios. Por volta das 21 horas atua um conjunto musical havendo baile.
No Domingo há alvorada às 8 horas seguida de peditório pelos lugares da Lameira realizando-se ás 14 horas missa solene com sermão. Por voltadas 17 horas chega um acordeonista e pelas 19 horas um concerto musical. Ás 22 horas há novamente tiro ao alvo e às 24 horas encerram-se os festejos.

Atlético Club Lameirense

Cruzeiro da Lameira

Galeria de imagens

Partilhar: